Projeto de Habitação Coletiva, Fânzeres
O projeto para o edifício de habitação multifamiliar localiza-se na freguesia de Fânzeres em Gondomar, inserido num loteamento ainda pouco desenvolvido no seu edificado. O lote objeto de intervenção caracteriza-se por ser estreito e comprido, para o qual estavam definidas: área de implantação em cave para estacionamento ocupando a quase totalidade da área do terreno e polígono da implantação dos pisos para habitação encostado aos limites poente (frente) e sul.
Os alicerces do projeto basearam-se na criação de fogos com duas frentes, na implementação de pátios exteriores no tardoz, para usufruto dos apartamentos do rés-do-chão e ainda na criação de varandas a toda a largura do alçado poente, para onde se viram as salas, de forma a tirar o maior partido do espaço exterior e da paisagem.
O esquema base dos apartamentos resume-se, assim, em esquerdo-direito, com os quartos virados a nascente no alçado tardoz, as casas de banho no centro dos apartamentos e as salas e cozinhas em open space viradas a poente, de forma a criar um espaço de maior convívio familiar. A exceção a este esquema faz-se no rés-do-chão, que integra as entradas dos vários blocos, onde os quartos se viram para a rua e as salas para o tardoz, com ligação direta aos pátios exteriores. O edifício dispõe de 2 pisos em cave com entradas individuais em cada extremo do alçado poente.
No alçado frontal acentua-se a horizontalidade com a marcação das lajes revestidas a chapa de alumínio branco, evidenciando as varandas e tornando-as aparentemente contínuas, ao paço que no alçado tardoz se destaca a verticalidade com a demarcação da métrica definida pelos vãos individuais dos quartos. O embasamento contínuo em cor escura contrastante, correspondente ao piso do rés-do-chão, unifica todos os alçados.