Instituto Médico Privado, Porto
O projeto para o Instituto Médico Privado constituiu um desafio de rentabilidade de elementos existentes e aproveitamento da iluminação exterior.
Com localização privilegiada na Rua Alferes Malheiro, no centro do porto, o espaço antes da intervenção da ENPONTO já funcionava como clínica. Este facto permitiu a manutenção das salas de consultas e tratamentos, mas obrigou a uma remodelação da imagem da clínica, pois encontrava-se obsoleta, tendo em consideração a imagem que o cliente queria transmitir para o novo conceito de clínica médica avançada. Assim, a proposta teve maior incidência nas áreas comuns e de circulação. O projeto de remodelação da clínica desenvolveu-se a partir da definição da zona de receção e a sua ligação com a sala de espera localizada no extremo do corredor principal da clínica. A eliminação de paredes entre o corredor e a sala de espera, permitiu aumentar a iluminação nas áreas de circulação e criar uma amplitude visual perceptível desde a área de receção. A definição da receção e a posição do balcão de entrada reorganizaram o programa da clínica. Assim o balcão de atendimento funciona como um rótula entre a área de entrada e o corredor de consultórios e salas de tratamento. Antes da intervenção este espaço caracterizava-se pela falta de iluminação e pela frieza do pavimento em granito. As paredes foram redesenhadas, perdendo as quebras e marcações dos armários em madeira. Os tetos e iluminação foram alterados tendo em conta a a hierarquia dos espaços da clínica, sendo a zona de espera mais alta (área mais ligada ao acesso de rua) e os corredores e área do balcão mais baixos áreas mais de trabalho e circulação). A clínica adquiriu uma nova linguagem onde o pavimento vinílico claro comunica com as paredes em branco linho para destacar as marcações das linhas verticais dos ripados em cor toupe que criam um fundo em consonância com a imagem da clínica. O balcão de atendimento foi desenhado à medida, com área para as rececionistas e gavetas de arrumação para os processos. O balcão foi todo lacado a branco. Os corredores existentes foram pintados e as portas em madeira esmaltadas, marcando-se as portas do corredor central com a cor dos ripados. A iluminação indireta sobre as portas de entrada do consultório encaminham os pacientes para a área de espera. As linhas verticais do ripado toupe também são mantidas na sala de espera levando a uma continuidade visual entre espaços.
Durante a obra houve a necessidade de criar duas casas de banho mais próximas das salas de tratamento, adaptando-se um espaço de arrumos para duas casas de banho. Optou-se por colocação de loiças suspensas e torneiras embutidas com sensores.
No projeto de decoração foram reutilizadas e alteradas peças de mobiliário existentes. As cadeiras da sala de espera foram estofadas com tecidos beges, e nas mesas de centro os tampos foram lacados. Na zona da receção os cadeirões amarelo mostarda contrastam com o branco das paredes.
O projeto e obra de remodelação desenvolvidos pela ENPONTO tiveram como principal foco, aproximar o espaço da sua função e potenciar a marca e imagem do cliente.