Projeto de Armazéns e Comércios – Alcanena
O projeto localiza-se numa área de expansão da Vila de Alcanena, caracterizada por zonas de oliveiral e planícies, características da paisagem ribatejana, onde se têm vindo a implantar vários equipamentos mercantis e de logística. O terreno fica junto aos acessos principais à vila na zona este, pelo que o desenho da fachada virada à estrada teve lugar de destaque na conceção do edifício.
A construção baseia-se na ideia de um único volume contínuo, que agrega todo o programa composto por três armazéns, quatro frações para comércio/serviços e duas residências para vigilantes. O edifício é composto por dois pisos que se distinguem pela materialidade. Enquanto que no rés-do-chão, onde se fazem as entradas para os comércios e armazéns, se optou pelo uso da chapa metálica escura como revestimento, em conjugação com os envidraçados dos comércios, no piso superior assume-se uma fachada aparentemente cega em tijolo à vista, aplicados de forma alternada, que deixam transparecer os vãos atrás desta.
O projeto englobou ainda o arranjo dos espaços exteriores e a criação de lugares de estacionamento público e privado. Os acessos viários possibilitam a separação entre os usos de comércios e armazéns, e permitem ainda criar permeabilidade de circulação automóvel, uma vez que as entradas e saídas na parcela se fazem por arruamentos diferentes.