Remodelação de Moradia para Residência de Estudantes, Paranhos
O edifício alvo de reabilitação caracteriza-se por ser o resultado de duas fases de construção, uma do séc.XVIII e uma mais recente, anterior a 1950. Estas fases são visíveis na fachada da Rua Álvaro de Castelões (Porto).
O projeto de reabilitação procurou respeitar as características do desenho da construção burguesa ainda existentes, integrando as novas soluções técnicas e arquitetónicas e dotando o edifício do conforto e equipamentos exigidos atualmente. Os proprietários pretendiam potenciar uma moradia de família para alojamento local, destinada em exclusivo ao arrendamento universitário.
Serão mantidas todas as carpintarias em bom estado de conservação, nomeadamente escada, rodapés e pavimento. Os interiores serão reformulados para integração de um programa com 9 quartos. Irá ser dado destaque às áreas de utilização comum, sala e cozinha, com uma localização mais próximos do jardim sobranceiro à moradia. O jardim com aproximadamente 200 m2 constitui o maior desafio da intervenção, pois pretende-se que funcione como uma extensão dos espaços interiores da sala e cozinha.
A nossa intervenção funciona como mais um layer que se intersecta e sustenta no existente, numa reflexão equilibrada entre conservação, reabilitação e novas opções.
Este projeto é agora uma realidade!!