pt

______

Projeto Habitação Coletiva, Ramalde

O projeto parte da junção de dois terrenos, com frentes para duas ruas distintas da cidade do Porto, para construir um edifício de habitação coletiva com 18 frações em que as tipologias vão de T0 a T3. Propõe-se fazer o melhor uso possível da área disponível, tendo por condicionantes principais as frentes de rua bastante reduzidas e as grandes áreas de logradouro.

O edifício a construir será constituído por dois volumes à face dos arruamentos, ligados entre si pela cave, que se articulam com o edificado adjacente de forma a garantir uma inserção urbana, paisagística e arquitetónica adequada. A linguagem arquitetónica caracteriza-se por linhas simples, cor branca e apontamentos em madeira à volta dos vãos e recuados das varandas, fazendo um jogo de cheios e vazios.

Todos os apartamentos dispõem de espaço exterior privado, quer sejam varandas, terraços ou pátios. O prédio é valorizado ainda por um grande logradouro permeável, que se estende como um espaço de convivência e lazer para os moradores.

O projeto encontra-se em fase de licenciamento, esperamos vê-lo concretizado brevemente.