Projeto Moradia T4, Porto
O conceito base para esta moradia definiu-se em 3 ideias centrais: a criação de espaços abertos e interligados, tirando o maior partido da luz natural; a opção por uma estética mais industrial e brutalista, ao gosto dos clientes, e apontamentos de cor distribuídos pelos vários espaços, criando uma leitura de conjunto.
A moradia insere-se numa zona consolidada no centro do Porto, num lote típico portuense, onde a casa se implanta à face da rua e nas traseiras se desenvolve o logradouro. A fachada de rua foi pensada numa estrutura de painéis de betão aparente, com portões e molduras de vãos em ferro.
OS 3 pisos que compõem a moradia distinguem-se pelas espacialidades distintas. Ao nível da rua situa-se a garagem, quarto e casa de banho acessíveis com ligação ao logradouro, e lavandaria. No piso 2 onde ficam as áreas sociais, optou-se pelo plano aberto, em que o escritório, sala e cozinha formam um único espaço visual, ainda que funcionalmente separados, e no piso superior localizam-se todas as áreas privadas, com a suite virada para o alçado tardoz.
A parede em betão aparente junto ao primeiro lanço da escada une o átrio de entrada e a sala, trazendo a textura crua aos espaços sociais, sem se impor. Em todos os apontamentos cerâmicos na entrada, casas de banho e armários de cozinha optou-se pelos tons verdes e azuis, que contrastam com as madeiras e os elementos cimentícios.
Em breve esperamos poder mostrar a obra finalizada!