Projeto Moradia, Vila, Melgaço
Num terreno agrícola nos arredores da Vila de Melgaço, com vista privilegiada sobre o vale do Rio Minho, nasce a oportunidade de criar uma moradia de raiz com linhas modernas e áreas generosas, que tira o melhor partido dos espaços exteriores e das vistas para a paisagem natural envolvente. A moradia, destinada a uma jovem família, desenha-se segundo a orientação solar e as vistas, de modo que todos os espaços ao nível do rés-do-chão tirem proveito do terraço exterior com exposição sul e nascente, enquanto que no piso superior se podem aproveitar as vistas para o vale a norte, através do terraço.
A materialização da casa faz-se com a criação de um embasamento em pedra, análogo ao muro na frente de rua, que corresponde à cave e garagem, onde assenta o volume branco da edificação pontuado por ripados que ajudam a definir os vãos. A casa desenvolve-se num L que abraça o terraço exterior, em que cada braço corresponde às diferentes áreas da casa: zonas comuns e espaços privados dos quartos. A entrada é feita no centro do L, servindo de rótula entre as duas áreas. No piso superior encontram-se as zonas de trabalho, com vistas privilegiadas para o vale.
O projeto engloba os arranjos dos espaços exteriores, com espaço para piscina sobre-elevada em relação ao terraço, definindo, assim, o seu limite, voltando a procurar a analogia com os muros de pedra que definem os limites da propriedade.