Remodelação dos espaços sociais da Congregação Redentorista do Porto
A Congregação Redentorista encontra-se no coração da cidade do Porto, junto à zona do Bolhão. Além do lugar de culto que é a igreja, datada de meados do século XX, a instituição dispunha também de um espaço anexo, ao nível do rés do chão, com ligação direta à rua da Firmeza, que servia como espaço de reunião e encontro, mas que já não colmatava as necessidades da comunidade.
Fomos desafiados a re-imaginar este espaço para acolher duas novas funcionalidades. A primeira seria converter o salão principal num espaço polivalente aberto à comunidade, que albergasse zonas de reunião em assembleia, sala para reunião privada, áreas de leitura, meditação e projeção de multimédia. A segunda prendia-se com a integração de um espaço para atelier de pastelaria na frente do edifício, junto à rua, a funcionar independentemente, mas em conjunto com os restantes usos.
Nesse sentido, a pastelaria foi pensada como um volume justaposto ao existente, diferenciando-se pela sua materialidade, enquanto que no restante se apostou nas madeiras quentes nos pavimentos e nos ripados, conferindo um ambiente acolhedor ao espaço. A sala de meditação no piso 1, em mezanino para o salão, foi pensada para ser um espaço isolado acusticamente do exterior. O pavimento em cortiça confere-lhe não só uma impressão de conforto como também contribui para a absorção sonora, e os bancos modulares permitem várias configurações da sala.
A remodelação destes espaços procurou, desta forma, explorar uma ligação renovada com a comunidade, dando-lhes uma nova vida.