Apartamento T3, Estarreja
O Apartamento alvo de reabilitação situa-se em Estarreja e apresentava um grande potencial espacial. Caracteriza-se por ser em duplex, com os dois quartos e espaços comuns, sala e cozinha, no primeiro piso, e uma sala extra e arrumos no piso superior. Os dois pisos eram ligados entre si por uma escada em caracol, que os clientes pretendiam manter.
O ponto de partida da intervenção foi a criação de uma suite com quarto de vestir, algo que os clientes ansiavam ter, e tornar as zonas socias menos fragmentadas.
Trabalhámos a nova reorganização dos espaços de forma a colmatar as necessidades dos clientes e tirar o melhor proveito das áreas disponíveis. A sala e cozinha foram reorganizadas e tornaram-se num espaço só, em open space. A escada interior assumiu um lugar de destaque, integrando-se nas zonas sociais e foi revestida a madeira. O ripado que envolve os degraus funciona como guarda ao mesmo tempo que traz um apontamento contrastante de contemporaneidade ao elemento pré-existente.
O piso superior foi reorganizado para se transformar em suite com quarto de vestir, passando o apartamento a ser T3. A zona de duche na suite tem a particularidade de ter um vão envidraçado voltado para o quarto, o que o torna os espaços visualmente contínuos.